Link copiado com sucesso!

Operação Escudo de Cinzas prende líderes de organização criminosa por crimes ambientais e tráfico de armas em Rondônia

Operação Escudo de Cinzas prende líderes de organização criminosa por crimes ambientais e tráfico de armas em Rondônia

A Polícia Civil de Rondônia, por meio da 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO2), em conjunto com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM) e Ministério Público, deflagra a Operação Escudo de Cinzas – Fase Hevea, voltada ao combate aos crimes ambientais e ao comércio ilegal de arma de fogo na Unidade de Conservação Estadual Serra dos Reis, em São Francisco do Guaporé.

A ação, que teve apoio da Delegacia Regional de São Miguel do Guaporé, 1ªDP de Ouro Preto D'Oeate, Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) e Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), cumpre mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra investigados que integram organização criminosa dedicada à extração ilegal de madeira nativa e ao tráfico de armas de fogo na região.

As investigações, conduzidas pela DRACO2, revelaram a atuação simultânea em dois eixos criminosos por parte dos investigados, sendo o desmatamento e comércio irregular de madeira, e comercialização clandestina de armamentos.

Foram presas preventivamente dois investigados apontados como líderes das respectivas frentes criminosas, além de busca e apreensão em sete endereços nos municípios de São Francisco do Guaporé e Costa Marques.

Outros seis investigados foram submetidos a medidas cautelares diversas da prisão, entre elas a proibição de acesso à unidade de conservação e a suspensão de atividades de extração e comercialização de produtos florestais sem licenciamento ambiental.

A Polícia Civil ratifica seu compromisso quanto ao combate a ações que ameaçam a preservação dos ecossistemas amazônicos e a segurança da população, reafirmando que a tutela do meio ambiente e o enfrentamento ao crime organizado caminham lado a lado na promoção da ordem pública e da justiça.

Fonte: Assessoria PC-RO
Publicada em 14 de agosto de 2026 às 08:05

 

Leia Também

FICCO/RO combate grupo suspeito de furtar cargas de grãos no Rio Madeira

Operação cumpre sete mandados em Rondônia e no Paraná e bloqueia até R$ 1,2 milhão em bens , A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia (FICCO/RO) deflagrou nesta sexta-feira (28) a Operação Piratas do Madeira 2, contra um grupo suspeito de envolvimento no furto e receptação de cargas de grãos transportadas por balsas no Rio Madeira.

PF combate extração ilegal de madeira em terra indígena

Ação prendeu duas pessoas em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e de munições durante cumprimento de ordens judiciais em Rondônia

Gato: Ações de combate ao furto de energia resultam em 10 prisões em agosto em Rondônia

Balanço parcial reúne ocorrências em residências, fazenda e estabelecimentos comerciais de quatro municípios; fiscalizações continuam em todo o estado

TSE aprova envio de tropas federais para cinco estados

Reforços vão para Tocantins, Piauí, Ceará, Acre e Rio de Janeiro

Envie seu Comentário